Origem e Histórico dos tacógrafos:

2 min read

Os tacógrafos, inicialmente, foram empregados para medir o tempo, a velocidade e a distância percorrida por trens, foi criado por, Max Maria von Weber, engenheiro civil alemão, que deixou grande contribuição para o desenvolvimento do transporte ferroviário na Áustria e na Alemanha, a utilização dos tacógrafos remontam a 1844, a sua utilidade foi tão evidente, que passou a ser utilizado para acompanhar o deslocamento de veículos de carga e transporte em praticamente todo o mundo.

A Lei Alemã de Segurança no Trânsito, tornou os tacógrafos obrigatórios na Alemanha para todos os veículos comerciais em 1952, já a União Europeia, Somente em 1985, tornou obrigatório através do regulamento CEE 3821/85

No Brasil, a Obrigatoriedade do uso do tacógrafo no Brasil, veio com promulgação da lei 9503 de 23 de setembro de 1997, no artigo 105, inciso II, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro bem como o uso obrigatório do tacógrafo.

Evolução

Os primeiros tacógrafos eram totalmente analógicos, com toda as suas partes mecânicas, usavam um disco diagrama para registrar os eventos e foram a primeira fase dos tacógrafos, atualmente ainda é possível encontrar veículos equipados com estes tipos de aparelho.

Logo após este período, surgiram os tacógrafos Eletrônicos, estes eram semelhantes aos seus antecessores, tinham uma apresentação analógica e mantinham o uso do disco diagrama, porém o seu sistema de acionamento passou a ser eletrônico, dispensavam o uso de cabos e adaptadores mecânicos, passando a usar sensores eletrônicos para acionamento dos registros, o que os tornavam mais precisos e confiáveis.

Rapidamente surgiram os tacógrafos digitais, apesar de bem mais avançados ainda mantinham o uso do disco digrama para armazenar os eventos registrados durante as atividades.

Atualmente temos os tacógrafos digitais SMART estes tacógrafos passaram a ser mais inteligentes, dispensam o uso de discos diagramas, armazenam dados em memorias internas que podem ser recuperados por vários meios como, mídias, softwares, impressão, podendo inclusive serem transmitidos em tempo real por comunicação de satélite.

Enfim, os tacógrafos hoje são instrumentos capazes armazenar, receber e enviar dados, identificar condutores, registrar atividades e uma série de outros detalhes, são indispensáveis para agilidade e segurança, tanto para autoridades de trânsito como para operadores.

Atualmente no Brasil temos diversas marcas e modelos de tacógrafos, sendo os aparelhos certificados;

Actia;

Continental;

Fip;

Ful Mar;

Motometer;

Vdo;

Veeder Root;

Seva;

Stoneridge Eletronics Veeder-root.